terça-feira, 19 de junho de 2018

Blitz pela vida


COMAD realiza roda de conversa no CRAS do Cachoeirinha


Dourados (MS) – Membros do Conselho Municipal sobre Drogas (COMAD) realizaram na manhã de terça-feira (19), no período das 8h às 10h30, uma Roda de Conversa no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Vila Cachoeirinha, com o tema “As consequências do uso de álcool e outras drogas no convívio social”.

O objetivo da Roda de Conversa é tratar com as famílias sobre os problemas e conflitos que se apresentam com o uso e abuso de álcool e outras drogas. Os participantes receberam orientações dos profissionais da psicologia, assistência social e segurança pública e apresentaram suas sugestões para implementação de políticas públicas mais eficientes no tratamento às pessoas com dependência química.

Entre os dias 19 a 26 de junho será trabalhado, em âmbito nacional, o combate e enfrentamento às drogas. No dia 23 de junho o COMAD fará uma blitz,das 9h30 às 10h30, no centro de Dourados para a entrega do adesivo “Vida sem Drogas” e divulgação do “II Seminário de Sensibilização com relação ao uso abusivo de álcool e outras drogas”, que acontecerá no dia 27 de junho no Bloco 10 da Unigran. As inscrições são gratuitas, apenas pela internet e com certificados de 8h. Mais informações sobre as inscrições no seminário estão disponíveis no Blog do COMAD, através do endereço www.comaddourados.blogspot.com.br.

O COMAD disponibiliza à sociedade douradense a possibilidade de visita em escolas, igrejas, associações de moradores ou qualquer entidade da sociedade civil organizada que tenha interesse pela temática. Basta solicitação através do e-mail: comaddourados@gmail.com e agendar.

Assecom/COMAD

Fotos da Roda de Conversa no CRAS do Cachoeirinha







Conselheiros: Ivoneide e Karina (SEMAS) e Rogério (DOF).



quinta-feira, 14 de junho de 2018

Abertas as Inscrições para o Curso EAD de Atualização em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas

Abertas as Inscrições para o Curso EAD de Atualização em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (CASMAD)



Os profissionais dos Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul poderão se inscrever, no curso de Atualização em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (CASMAD), ofertado pela Escola Técnica do SUS “Professora Ena de Araújo Galvão”, na modalidade EAD (Ensino à Distância). O curso é gratuito e os participantes obterão certificação de 60h e tem duração máxima de 04 semanas.

A formação visa o atendimento da demanda de formação de todos os profissionais das equipes de atenção básica, demanda esta originada pelos próprios trabalhadores no âmbito do Projeto Caminhos do Cuidado – no qual agentes comunitários em saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem, integrantes das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) foram estimulados a discutir situações de saúde mental, álcool e outras drogas.

 O curso está vinculado ao Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde do Ministério da Saúde – DEGES/SGTES/MS, ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz – Icict/Fiocruz e aRede das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde – RET-SUS.

Organização curricular

O curso é divido nos seguintes 6 módulos:

 I- Introdução (um pouco de história)

Propõe-se apresentar a lógica da Atenção Psicossocial versus a lógica manicomial, tendo por base a Lei 10.216, introduzindo os dispositivos estratégicos da Saúde Mental – os CAPS.

 II- 4 Princípios para ação em SM

Apresentam-se e discutem-se os seguintes princípios

a) Acolhimento, apoio eorientação ao grupo familiar
b) Priorização dasfamílias em maior risco
c) Busca e estímulo deparcerias no território
d) Monitoramento eAcompanhamento do usuário
 III – Atitudes dos trabalhadores da ABS

Neste módulo debatem-se questões que vão desde o ponto de vista do trabalhador, os pré-conceitos em relação aos transtornos mentais, ao uso de drogas, a religião, o conceito ampliado de família, até a relevância do trabalho em equipe no alcance dos objetivos propostos.

 IV- Conceito de Rede

Além de introduzir o que vem a ser as Redes de Atenção à Saúde – RAS e a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, apresentando os dispositivos que a compõe, pretende-se refletir sobre o que é uma rede de saúde e como construí-la, dentro da participação de cada um que compõe essa rede. Ao final dessemódulo espera-se que se consiga identificar a rede local de cada território.

 V- Redução de Danos e o Papel da Estratégia de Saúde da Família

O que é Redução de Danos? A Redução de Danos se opõe a abstinência? Como fazer RD na ESF? Essas são perguntas que este módulo traz para debate e reflexão. Serão apresentadas também algumas drogas psicoativas, seus efeitos no sistema nervoso central e ações possíveis de serem realizadas pela ESF nocuidado aos usuários.

VI- Saúde, Sociedade e Território

Como atuar em territórios violentos. Não há como desconsiderar que muitas equipes de ESF estão localizadas em territórios nos quais a violência é a tônica. Assim, torna-se indispensável dialogar como lidar com a violência que de tantas formas atravessa a vida da comunidade e de trabalhadores da própria ESF.

Conclui-se com uma reflexão sobre o que seriam os desafios no cuidado em saúde mental, álcool e outras drogas, assim como as conquistas. A cura, a abstinência seriam sempre metas a serem firmadas e alcançadas? Como se perceber ‘vencendo’ nas ações cotidianas? Como lidar com a frustração? A conquista em resultados possíveis.

Critérios de Avaliação

A avaliação consiste em responder questões ao final de cada módulo. Ao concluir as respostas do último módulo, o aluno estará apto a receber o certificado deAtualização em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas.

Metodologia

Propõe-se um desenho de formação que contemple prioritariamente toda a equipe da ABS, de modo a garantir informações homogêneas que poderão, durante o curso, serem aprofundadas de acordo com o grau de interesse, conhecimento e necessidade sentida por cada profissional. O curso será realizado na modalidade Educação a Distância (EaD). Todos os alunos terão o acompanhamento por um tutor, que atuará como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Os alunos deverão responder as atividades de exercício na plataforma e só assim serão liberados pelo tutor para prosseguir para o módulo seguinte.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas através do link https://goo.gl/forms/nTTiVcuWEHHE0dfB3 no período de 30/05 à 15/06/2018.

Contato para dúvidas e esclarecimentos: 67 3345-8055
e-mail: casmad.itinerario@gmail.com